Arraial do Cabo: Conheça o Caribe Sem Sair do Brasil

Por: em abril 14, 2018



O primeiro post de "Pé na Estrada" é de um lugar super especial <3


Sabe aquele lugar que recebe a fama totalmente merecida de Caribe Brasileiro, com fotos de piscinas naturais cristalinas e mar azul turquesa? Pois bem, é Arraial do Cabo!!!


 O paraíso está localizado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, a 165 km do centro da cidade, vizinha dos municípios de Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. (Dica: Se for ficar mais de 3 dias na cidade, não deixe de visitar Búzios e Cabo Frio).

A melhor maneira de chegar é a partir da cidade do Rio de Janeiro, você pode pegar um bus saindo da rodoviária Novo Rio ou mesmo procurar uma agência que oferece o day trip no Rio de Janeiro (no final do post vou deixar uma sugestão de agência confiável que eu trabalhei quando morei lá ;).

Eu já fui na cidade 4 vezes e afirmo que foi uma das praias mais lindas que já visitei (e isso que já rodei nas praias desse Brasil, hein!), fiz dois passeios através de day trip na agência, mini férias quando fiquei 5 dias hospedada na cidade e um bate-volta no final do ano (lotadíssimo, se puder evitar o período de festas melhor).

Arraial do Cabo é simples em questão de infra estrutura, conta com várias pousadas e não tem hotéis de luxo, é por isso mesmo que ainda mantém sua beleza preservada. Tem opções de restaurantes variados - mas não muitos - e a vida noturna não é agitada. Os turistas procuram muito o passeio de barco e o mergulho - que exploram o melhor da cidade - a natureza preservada e o mar (gelado, diga-se de passagem) azul turquesa. Um lugar perfeito pra relaxar.

Abaixo, você confere os detalhes de todas as praias da cidade. As estrelinhas indicam a classificação pela beleza natural e vão de *(1) a *****(5).

**PRAIA GRANDE: Estende-se por mais de 40km, até o município de Saquarema. O lado esquerdo é o preferido dos surfistas, a areia é firme, boa pra caminhada e partidas de futebol. Mar cristalino e bem gelado por sinal.

***PRAIA BRAVA: A partir do Morro do Atalaia, uma escada com mais de 300 degraus leva à praia. Na maré alta, a faixa de areia some e só se veem ondas batendo com força nos costões.

*****PONTAL DO ATALAIA - (Ou PRAINHAS pros mais íntimos e a minha 2ª preferida <3): O acesso pode ser feito de carro através de uma estradinha de terra e depois a descida por uma escada íngreme a partir do Morro do Atalaia, mas também é ponto de parada dos passeios de barco. A areia é bem branquinha e fofa e o mar azul transparente lindo. Olha só essa água!!!!


***PRAIA DO FORNO: Para chegar é preciso passar por uma trilha de 15 minutos que começa ao lado píer da Praia dos Anjos ou de barco. Tem quiosques, mar calminho e é bem preservada e é aqui que é possível tirar essa fotinha clássica de Arraial.


**DOS ANJOS: Uma boa parte da praia é tomada por escunas e barco de pescadores. A partir do meio da praia já é possível aproveitar águas mais tranquilas e limpas. Como podem ver na foto a areia é mais durinha.


**PRAINHA: Perto da entrada da cidade - a estrada corre ao lado do mar. Pequena e urbanizada, tem mar tranquilo, indicado para crianças, e barracas em quase toda a sua extensão.

***PONTAL: Uma estradinha de terra com 1km leva à areia. Extensa e boa para caminhadas, vale para quem busca sossego e um mar calminho.

*****PRAIA DO FAROL (Belíssima - Vale o passeio): O lugar é encantador e o orgulho dos nativos, na praia tem dunas com areias branquinhas e fofas, uma figueira característica da região e um mar cristalino no tom azul-caribe onde os mergulhadores fazem a festa. Já foi eleita A Mais Perfeita do Brasil, (sentiu a vibe, né?). Ela fica numa ilha controlada pela Marinha onde é possível visitar somente de barco (agora você entendeu porque o passeio de barco é imperdível) e a permanência não pode exceder 1 hora.


IMPERDÍVEL: O passeio de barco é fantástico e leva para as praias mais paradisíacas. O valor médio é de 40 temers por pessoa e passa por vários outros atrativos, como a Fenda de Nossa Senhora (foto) e a Gruta Azul (a Marinha proibiu o acesso de turistas, mas dependendo da maré é possível avistar).


EVITE: ir em época de final de ano, a cidade fica completamente lotada e para chegar de carro às praias se torna quase impossível pois as estradinhas são estreitas e a cidade é pequena.

CURIOSIDADE: Quem viu o filme "À Deriva" vai reconhecer algumas paisagens, vários sets foram gravados em Arraial.


-> Quem estiver na Zona Sul do Rio e quiser fazer um day tour em Arraial, recomendo a agência Blame It On Rio Travel, que fica na Rua Xavier da Silveira, nº 15 - Copacabana. Fone: (21) 3813-5510. Chegando lá é só procurar o Bobby e dizer que conhece a Ingrid que ganha um descontinhuu special ;)

Um thanks ao Guia de Praias QuatroRodas que me acompanha em todas as trips.

#partiuarraial


Veja também:

0 comentários